quinta-feira, setembro 22, 2005

Dia Sem Carros!

Coisa linda, o Dia Sem Carros! Como me sinto a respirar melhor, aproveitando também o momento para fazer algo que tanto gosto: passear no meio da estrada. Finalmente posso fazê-lo sem qualquer perigo, posso atravessar a passadeira sem ter aquela sensação de ser um pano vermelho a passar em frente a uma boiada. Que boa ideia, esta! E como foi - exemplo raro em Portugal - tão exemplarmente posta em prática em Lisboa... incrível como as pessoas que moram nos arredores de Lisboa deixaram os seus veículos em casa para poderem usufruir da fantástica rede de transportes públicos, rápidos, eficazes, modernos, arejados que todos temos, diariamente, ao dispôr. Como seria bonito fazê-lo todos os dias. Ver os pais tirando o dia de folga para brincar com os filhos, a jogar futebol no meio das ruas... como...como...como sou um ser tão irónico... A única coisa boa deste dia, para além de ser o dia de anos da minha avó Dulce tem sido mesmo o bom e velho Metro gratuito (ou seja, finalmente tenho um dia para fazer aquilo que geralmente faço sem problemas: andar à pala)! Ah, CARROSSSSSS!

quarta-feira, setembro 14, 2005

Para o Álvaro!


É extraordinário! Fantástico! Incrível! Quando pensamos que temos a vida descortinada, quando julgamos poder dizer, à boca cheia, "been there, done that", eis que a vida ergue sua pesada mão e nos dá uma estalada em cheio nos dentes. A estalada pode, de início, doer. Ou doer mais tarde. Mas custa a aperceber que a apanhámos ou, mais ainda, custa a compreender realmente a totalidade dolorosa do seu significado. Não se preocupem, porém. Nada de grave aconteceu. Este não é um desabafo deprimido pelo peso dos 30 (continuo firme nas crenças afirmadas no post anterior...num dos, pelo menos)! O meu coração continua no lugar e o juízo permanece estavelmente em parte incerta. Falo apenas daquelas curiosidadezinhas existenciais. Falo daquilo que surge quando realmente paramos para pensar um pouco.
É muito complicado parar, hoje em dia. Sofremos de sobrecarga dos sentidos, de excesso de informação, de globalização galopante. Custa a crer que os dias de tranquilidade acabaram, que a criança que antes jogava apanhada com os amigos estava agora a fugir de outras ameaças, de alguns medos, de duas ou três responsabilidades. Recuso-me a aceitar, no entanto, que com o crescimento obrigatório e querido que sofremos resulte a morte dessa criança que em nós ainda temos (pelo menos alguns de nós, conheço casos de pessoas que nunca foram crianças e de outras que nunca o deixaram de ser)! Não quero deixar que tal aconteça, como não quero permanecer Peter Pan. Às vezes é difícil estabelecer as balizas que demarcam as fases de que vos falo. A memória, que não a nostalgia, surge aqui como algo de positivo, de refrescante, algo que nos ajuda a não desmoralizar quando se julga que a vida é demasiado difícil. Ela nem é assim tão complicada. Vem em embalagens diferentes, muitas vezes com instruções ambíguas e estranhas ao montar. Persistimos em alimentar a nossa existência de complicações. Pensamos de mais. Somos genialmente circulares e limitados. Mas tão saborosos por vezes...

quinta-feira, setembro 08, 2005

terça-feira, setembro 06, 2005

Para quando com políticos portugueses?


Velhadas?

Engraçado. Esta é a postagem n.130! É também a primeira com essa idade.

Queria desde já avisar os meus amigos que ter trinta é um mito urbano. Continuo a manter as minhas funções a funcionar tão bem (ou mal) quanto antes. Não me aconteceu estar triste ou deprimido. Apetece-me brincar e mandar piadas. Apetece-me viver e partilhar sonhos e realizações com aqueles que pertencem ao meu universo de afectos. Apetece-me cada vez mais amá-los e estimá-los. Masculamente, claro está! Apetece-me perceber porque raio não consigo dormir mais tempo...é que me está a apetecer!
Quanto à festa de anos: ela foi bem gira, com o pessoal a bailar desde o início, surpreendendo pela grande forma física evidenciada! Aproveito também para mandar um graaaandeeee beijo para todos os que apareceram: são os melhores e mais divertidos amigos que se pode ter! Aos que não comparaceram por razões justificadas, fica a promessa de que, para o ano, será ainda melhor! Até lá, apareçam na Barraca aos Sábados, no Noobai ou em outros sítios ainda por confirmar mas que serão anunciados brevemente (no www.ilcru.blogspot.com).
O único senão de ter a concorrência descabida do Avante! Achei muito mal, tanto mais que não havia razão para qualquer concorrência. Desde quando é que se pode comparar o Il Cru à Brigada Victor Jara? Esses sim, já são velhos!
Perguntaram-me qual era a sensação de se fazer 30. Não soube responder - em nada difere de se fazer 15, 20 ou 28. Dói muito menos que fazer 40 mas, nessa altura, já estabelecemos outras prioridades na vida, já nos habituámos ao que somos, ao que fizémos, já temos uma ideia do que vamos fazer. Os 30 são o início do fim das queixas. Não acho que este seja o início do fim. Esse já começou quando nasci. Ou será esse o princípio? Pronto, há alguma confusão no meio destas sensações tão frescas e envolventes. Como diz a música "3(0) is the magic number"!

domingo, setembro 04, 2005

Aconteceu a 4 de Setembro

- Em Portugal, o PCP é o primeiro partido a ser legalizado pelo Supremo Tribunal.
(e bem que fazem concorrência às minhas festas de anos)

- O Centro Cultural de Évora é criado por despacho do ministro da Comunicação Social.
(dois eventos culturais que se dão nesta data!)

- Em Portugal, o CDS torna-se o segundo partido a ser legalizado pelo Supremo Tribunal, precedendo o PCP.
(nem só de coisas boas foi feita esta data!)

- Tomada de posse do Governo de Transição, em Luanda.

- Legalização do PPD, terceiro partido a ser legalizado após o 25 de Abril.

- Margaret Thatcher torna-se a primeira mulher líder de um partido britânico.

- Legalização da UDP.

- Integração da Orquestra Filarmónica de Lisboa no Teatro Nacional de São Carlos.

- Em Portugal, é criado o Conselho de Revolução.

- Em Portugal, primeiras eleições livres, em 50 anos, para a Assembleia Constituinte: primeira vitória do PS sobre o PCP.

- Em Portugal, publicação da lei do divórcio; casamentos católicos podem agora ser dissolvidos pelos tribunais civis.

- Luís Miguel Cintra e Fernanda Alves recebem os prémios de teatro 1974 para melhor actor e actriz.

- É proclamada a independência de Moçambique sob a presidência de Samora Machel, pondo fim a 500 anos de colonialismo português neste país.

- Proclamação da independência de Cabo Verde.

- Em Portugal, na vila de Constância, o povo manifesta-se a favor da reconstrução da casa de Camões.

- A assembleia do MFA aprova a criação de uma nova assembleia nacional popular, no topo da aliança povo-MFA.

- Escavações no túmulo do imperador Qin Shi Huangdi, perto da antiga capital chinesa de Xi'an, revelam a existência de um exército de 8 000 soldados em terracota e em tamanho natural, que datam de 206 a.C.

- Proclamação da Independência de São Tomé e Príncipe.

- A nave norte-americana Apollo e a nave russa Soyuz acoplam em órbita.

- Após 11 meses de viagem, a sonda espacial norte-americana Viking 1 aterra com sucesso em Marte.
- Costa Gomes, Vasco Gonçalves e Otelo Saraiva de Carvalho são nomeados para a direcção política do país pela Assembleia do MFA.

- Trinta e cinco nações, incluindo os EUA e a URSS, assinam o Acordo de Helsínquia sobre a segurança e cooperação cultural, económica e humanitária.

- Início das transmissões da RTP nos Açores.

- A tenista checa Martina Navratilova, com 18 anos de idade, refugia-se no ocidente, pedindo asilo político aos EUA.

- Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique aderem à ONU.

- Em Portugal, o ensino de línguas estrangeiras passa a ser obrigatório a partir do 7º ano de escolaridade.

- O grupo punk de rock britânico, os Sex Pistols, dão o seu primeiro espectáculo público no London´s St.Martin´s College of Art; as autoridades do colégio cancelam o concerto dez minutos após o seu começo.
- Em Luanda, é proclamada a independência da República Popular de Angola pelo MPLA.

- Dois dias após a morte do general Franco, Juan Carlos é coroado rei de Espanha.

- Em Portugal, confronto político-militar que ficou conhecido por 25 de Novembro, tendo sido preso Otelo Saraiva de Carvalho.

sexta-feira, setembro 02, 2005

Parabéns Para Mim, Parabéns Para Mim!!!


Amigas e amigos, malta da amizade e da folia, companheiros de agora, de sempre e do amanhã, este vosso camarada blogueiro resolveu entrar em concorrência directa com a Festa do Avante e...avançou com a sua própria festa. De anos! Apresentando esta candidatura, sem pretender desistir e sem aceitar desistências, eis que vos convoco, meus caros e doces amigos, para a celebração dos 30 anos de vida, de revolução, de folia e de alegria. Conto, pois, convosco, para marcarem presença no Santiago Alquimista, dia 3, às 23h. Pela singela quantia de 5 euros, tendes direito a assistir ao concerto dos The Poppers e, ponto alto da celebração, à festa. Até às 4 da manhã, com a cortesia dos incontornáveis Il Cru Fantastico!!! Apareçam. Conto convosco!!!



Beijos e Abraços

Délio